|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24741
|
Title: | Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
Authors: | Barbosa, Elsa Borralho, António |
Editors: | Abreu, Iran |
Keywords: | Práticas de Avaliação Práticas de Ensino Participação dos Alunos Pensamento Algébrico |
Issue Date: | 29-Jun-2018 |
Publisher: | Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
Citation: | Barbosa, E. & Borralho, A. (2018). Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho |
Abstract: | Este estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens. |
URI: | http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdf http://hdl.handle.net/10174/24741 |
ISBN: | 2446-6336 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|