Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24486
|
Title: | O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do ensino secundário: uma pesquisa extensiva no distrito de Portalegre |
Authors: | Rosário, Carlos Manuel Barbas do |
Advisors: | Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Azevedo, Fernando José Fraga de |
Keywords: | Atividades de lazer Práticas culturais Hábitos de leitura Cultura de leitura Classe leitora Níveis leitores Bibliotecas Meio de comunicação de massas Cultura digital Livros Leisure habits Cultural practices Reading habits Reading culture Reading class Reading levels Libraries Mass media Digital culture Books |
Issue Date: | 22-Jan-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | na técnica do inquérito por questionário, as práticas de leitura de livros numa
amostra representativa de alunos do Ensino Secundário num distrito do território
português (Portalegre). Partindo dos enquadramentos teóricos nos campos das Ciências
da Educação, Sociologia das práticas culturais e Sociologia da Leitura, procura situar
práticas leitoras de livros em suporte impresso no leque de atividades culturais
desenvolvidas pela população juvenil referida. São trabalhados em simultâneo os níveis
leitores e os objetos de leitura. Revelam-se o modesto lugar que a leitura de livros ocupa
no conjunto dos lazeres juvenis desta população e o facto de os investimentos leitores se
intensificarem entre estudantes do sexo feminino e entre aqueles que mais socializados
foram no ambiente familiar para a prática leitora. Revela-se, ainda, a forma como esses
investimentos continuam a manter alguma relação com o capital escolar das famílias; Abstract: This work analyses, using extensive research methodology and based on the
technique of the questionnaire survey, the practices of book reading in a representative
sample of secondary school students in a Portuguese district (Portalegre). Taking as
point of departures the theoretical frameworks of the Sciences of Education, Sociology
of cultural practices, and Sociology of reading, it seeks to situate the practices of
reading printed books in the range of cultural activities developed by this young
population. The reading levels and the reading objects evidenced by the collected data
are processed simultaneously. The research reveals the modest place that reading books
occupies in the range of cultural activities of this young population. It also reveals that
reading habits intensify among feminine readers and among those students that were
more socialized towards reading in the family environment. Finally it reveals how these
habits are still influenced by the family school capital |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24486 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|