Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23650
|
Title: | Aventuras da Literatura no Reino da Filosofia. In Filosofia e Crianças. Pressupostos e Linhas de um Curso. |
Authors: | Vilela, Ana Luísa Balça, Ângela Esteves, Elisa |
Editors: | Maria Teresa, Santos |
Keywords: | Filosofia para crianças Literatura infantil |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A iniciativa de abrir um curso de Pós Graduação em Filosofia
para Crianças na Universidade de Évora, no ano lectivo de 2012-2013,
foi determinada por duas intenções articuladas. Por um lado,
concretizar o apelo da UNESCO para o desenvolvimento de
actividades dialógicas com crianças mediante o exercício filosófico de
colocar e explorar questões, livre e atentamente (Philosophy for
Children Meeting of Experts,1998,29). Por outro lado, disponibilizar
uma formação consistente que, situada na dimensão prática da
Filosofia, desse a conhecer metodologias específicas, nomeadamente a
de Matthew Lipman, e estabelecesse a interdisciplinaridade quer com
a pedagogia quer com a literatura infanto-juvenil. Sem desconsiderar
o discurso crítico da academia em relação a Filosofia para Crianças
[FpC] e sem temer enfrentar o que nesse discurso há de convencional,
assumiu-se que cabia à Filosofia a criação de um plano de estudo
capaz de proporcionar uma formação centrada no desenvolvimento do
sentido filosófico das questões-surpresa que as crianças colocam e no
modo como tais questões lhes despertam a sensibilidade e racionalidade,
abrindo-as ao conhecimento de si mesmas, dos outros e do
mundo.A unidade
curricular Literatura para a Infância vincava a ligação hermenêutica
entre Filosofia e Literatura, compreendendo essa ligação por via da
capacidade criativa de compreender e interpretar o mundo e de criar
patamares de reflexão. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23650 |
ISBN: | 978-989-99242-7-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|