|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23080
|
Title: | Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Avaliação da Qualidade da Aprendizagem na Química Geral |
Authors: | Figueiredo, Margarida Neves, José Vicente, Henrique |
Editors: | Teixeira, António Galacho, Cristina Vicente, Henrique Teixeira, Jorge Figueiredo, Margarida Mendes, Paulo Ferreira, Teresa |
Keywords: | Química Geral Ensino Superior Programação em Lógica Representação do Conhecimento e Raciocínio Redes Neuronais Artificiais |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Figueiredo, M., Neves, J. & Vicente, H., Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Avaliação da Qualidade da Aprendizagem na Química Geral. In A. Teixeira, C. Galacho, H. Vicente, J. Teixeira, M. Figueiredo, P. Mendes & T. Ferreira Eds., Jornadas do Departamento de Química 2018, pp. 21, University of Évora Edition, Évora, Portugal, 2018. |
Abstract: | Nas Sociedades contemporâneas, cada vez mais dependentes da tecnologia, os cursos de natureza tecnológica em diferentes áreas, têm assumido uma importância crescente. As instituições de Ensino Superior têm procurado corresponder a esse desafio formando profissionais competentes e multifacetados, capazes de resolver problemas e tomar decisões de forma integrada e sustentável. Qualquer curso orientado para o desenvolvimento destas competências globais exige a introdução, no seu planos de estudos, de conteúdos de áreas muito diversas, entre as quais a Química. Contudo, estes conteúdos nem sempre estão adequados aos conhecimentos prévios dos estudantes e nem sempre são introduzidos da forma mais adequada aos objetivos que se pretendem alcançar. Alguns estudos mostram que os estudantes encaram a Química Geral como uma disciplina difícil e sem interesse, o que compromete o papel que ela deve desempenhar na sua formação. Promover uma aprendizagem efetiva e de qualidade que contribua para o desenvolvimento das competências necessárias no futuro profissional dos estudantes constitui, portanto, um grande desafio para os professores. Assim, neste trabalho apresenta-se um Sistema de Apoio à Decisão desenvolvido para avaliar a Qualidade da Aprendizagem na Química Geral, a partir de fatores que a podem condicionar, tais como os conteúdos, os professores e os alunos. O enquadramento formal é baseado em Programação em Lógica, complementado com uma abordagem computacional que utiliza Redes Neuronais Artificiais. Esta metodologia possibilitou o tratamento de informação incompleta, desconhecida ou contraditória, permitindo fornecer respostas adequadas, apresentando uma acuidade global superior a 90%. |
URI: | https://drive.google.com/file/d/1k1yy8oCmJK3qtDAx3WclxuYfTKyrox6L/view http://hdl.handle.net/10174/23080 |
ISBN: | 978-989-8550-56-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|