Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22616
|
Title: | Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
Authors: | Borralho, António Dias, Raquel Cid, Marília Fialho, Isabel |
Editors: | Membiela, Pedro Casado, Natalia Cebreiros, Isabel |
Keywords: | Ensino Superior Ensino aprendizagem Avaliação |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Borralho, A., Dias, R., Cid, M. & Fialho, I. (2014). Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde. In P. Membiela, N. Casado & M. I. Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el contexto universitario actual. Investigacións no contexto universitario actual (pp. 299-303). Ourense: Educación Editora. |
Abstract: | A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black e William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22616 |
ISBN: | 978-84-15524-16-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|