Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22615

Title: Síntese de ácidos e ésteres fosfónicos e avaliação do seu potencial antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano
Authors: Muralhas, Luís
Martins, M. Rosário
Teixeira, António P. S.
Teixeira, Fátima C.
Editors: Gomes, Carlos Pinto
Araújo, Alexandre
Bezzeghoud, Mourad
Carapau, Fernando
Keywords: ácidos fosfónicos
ésteres fosfónicos
atividade antioxidante
atividade anti-inflamatório
potencial antimicrobiano
Issue Date: 20-Oct-2017
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Luís Muralhas, M. Rosário Martins, António P. S. Teixeira, Fátima C. Teixeira, Síntese de ácidos e ésteres fosfónicos e avaliação do seu potencial antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano, Livro de Resumos, pp. 115, I Congresso Luso-Extremadurense de Ciência e Tecnologia, Évora, 20-21 de outubro de 2017.
Abstract: Os ácidos e ésteres fosfónicos são compostos muito importantes no tratamento de diversas doenças metabólicas ósseas e tumores associados (Papapoulos,2008). Considerando a importância de suas cadeias laterais no estabelecimento de sua atividade biológica, a modificação da estrutura permite a obtenção de novos compostos com diferentes potencialidades (Russe11,2011). O objetivo deste trabalho foi sintetizar 11 ácidos e ésteres fosfónicos de síntese e avaliar as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas e compreender o efeito da alteração das cadeias laterais nas atividades biológicas dos bisfosfonatos. Os ésteres fosfónicos apresentaram maior capacidade antioxidante do que os ácidos fosfónicos, tendo apresentado maior afinidade para a captação de radicais livres, maior proteção para o substrato lipídico e maior potencial de redução do Fe (II). A maioria dos ácidos fosfónicos apresentaram elevada capacidade para inibir o processo térmico de desnaturação da albumina, com alguns derivados a apresentarem atividade inibitória de 90%. No que respeita à atividade antibacteriana, foi possível observar que alguns dos ácidos e ésteres fosfónicos apresentaram grande capacidade inibitória do crescimento de várias estirpes bacterianas patogénicas e/ou oportunistas Gram+ e Gram-. Estes compostos apresentaram resultados promissores na prevenção do processo inflamatório e na inibição do crescimento bacteriano, encorajadores para o desenvolvimento de novos estudos para demonstrar o seu potencial farmacológico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22615
ISBN: 978-989-8550-45-3
Type: article
Appears in Collections:CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Congresso_2017_UE_Extremadura_Resumos_pp115.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois