|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19182
|
Title: | Políticas europeias para a educação em Ciências: O caso das Geociências na educação não superior em Portugal |
Authors: | Bonito, Jorge Marques, Luis Carneiro, Celso |
Editors: | Sociedade Brasileira de Geologia |
Keywords: | educação não superior Geociências Educação em ciência |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Congresso Brasileiro de Geologia |
Citation: | Bonito, J., Marques, L., & Carneiro, C. D. R. (2016). Políticas europeias para a educação em Ciências: O caso das Geociências na educação não superior em Portugal. In Congresso Brasileiro de Geologia, 6233, Porto Alegre-RS. Anais. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira de Geologia. |
Abstract: | Apesar da contribuição específica das Geociências para a prossecução da cidadania
democrática, não existem referências a esta área do saber nos documentos emanados da União
Europeia (UE), ou pelo menos os autores não as conhecem. Este artigo reune breves notas e
preocupações acerca da educação em ciências e analisa o lugar que as Geociências assumem
na educação não superior no sistema educativo português, tema que interessa ao Brasil. A Carta
dos Direitos Fundamentais da União Europeia (cf. www.europarl.europa.eu/charter/pdf/text_pt.pdf)
tenciona dar maior visibilidade aos três grandes pilares – liberdade, igualdade, solidariedade –, e
reforçar sua proteção à luz da evolução da sociedade, do progresso social e da evolução
científica e tecnológica. Com o objetivo de desenvolver valores comuns e, simultaneamente,
respeitar a diversidade das identidades nacionais, destaca-se aqui o artigo 14º: “1. Todas as
pessoas têm direito à educação, bem como o acesso à formação profissional e contínua. 2. Este
direito inclui a possibilidade de frequentar gratuitamente o ensino obrigatório.” É reconhecida, nos
documentos da União Europeia (UE), a necessidade de os cidadãos intervirem na vida politica e
social não só para assegurar o desenvolvimento de valores democráticos fundamentais mas,
também, para fomentar a coesão social em período de diversidade de identidades. Neles a
educação é vista como via facilitadora de promoção da equidade, constituindo um dos grandes
objetivos do atual quadro estratégico para cooperação europeia, em vigor até 2020. A formulação
de estratégias eficazes para atingir a equidade coloca desafios nos níveis político, científico,
económico e social. É, assim, compreensível que, na sequência da Estratégia Europa 2010, a
educação seja tida como centralidade da Estratégia Europa 2020, prevendo-se, por exemplo,
reduções de abandono escolar para níveis inferiores a 10%, enquanto se aponta o patamar de
40% para que cidadãos entre os 30 e 34 anos concluam o ensino superior, tudo isto até 2020.
Seria bom que, ao mesmo tempo em que se ressalta a importância da Educação dos cidadãos,
sejam significativamente ampliados “os níveis de investimento em recursos humanos, a fim de dar
prioridade ao mais importante trunfo da Europa (os seus cidadãos)” (cf. http://eur-lex.europa.eu/
legal-content/EN/TXT/HTML/?uri=URISERV:c11047&from=EN) – não se dê preferência a uma
perspetiva de “educação contábil”, isto é, segundo Licínio Lima (cf. http://repositorium.sdum.
uminho.pt/bitstream/1822/11788/1/Artigo%20RBE.pdf), orientação centrada na preparação do
cidadão para a grande finalidade da competição, assente na ideia do mercado global adaptado à
chamada racionalidade económica. Seria muito desejável que nas orientações de Bruxelas
estivessem presentes as preocupações de Fraser & Gordon (1994 citadas por Licínio Lima, p. 74
da URL ‘RBE.pdf’ acima): “hoje, quando a retórica acerca do ‘triunfo da democracia’ acompanha a
devastação económica, é tempo de insistir que não pode existir cidadania democrática sem
direitos sociais”. |
URI: | http://sbg.sitepessoal.com/anais48cbg/ http://hdl.handle.net/10174/19182 |
ISBN: | 978-85-99198-13-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|