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http://hdl.handle.net/10174/18243
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Title: | Relação entre competências e prática profissional dos ortoptistas integrados nos programas de rastreio visual infantil |
Authors: | Costa, Carla Rita Santos |
Advisors: | Figueira, Eduardo |
Keywords: | Ortoptistas Rastreio visual infantil Competências Prática profissional Contexto organizacional Orthoptist Children visual screening Competencies Professional practice Organizational context |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo teve em vista estimar e analisar a possível relação entre as
competências profissionais e as práticas dos Ortoptistas nos Programas de Rastreio
Visual Infantil, com o objectivo de identificar e descrever as competências essenciais
destes profissionais da saúde. Para o efeito, foi elaborado um quadro teórico apoiado na
literatura, a partir do qual se definiram 3 dimensões de análise: Competências
Sistémicas (ST), Competências Interpessoais (IP) e Competências instrumentais (IT).
Com o recurso a uma entrevista colectiva específica conhecida por Focus Group, foi
auscultada a percepção de um painel de especialistas sobre as competências
profissionais que devem possuir os Ortoptistas que desempenham funções nos
Programas de Rastreio Visual Infantil. Complementarmente, através de um inquérito por
questionário, foi recolhida a percepção dos Ortoptistas sobre as competências
profissionais que consideram possuir e a forma como as utilizam na sua prática
profissional. As dimensões do questionário apresentaram a seguinte consistência
interna: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892. Os resultados dos coeficientes de
correlação de Spearman, sugerem a existência de uma correlação positiva moderada
entre as competências profissionais e sua aplicação na prática profissional (r(ST)=0,634;
r(IP)=0,61; r(IT)=0,606; p=0,000). Foram identificadas 5 competências essenciais,
destacando-se na dimensão Competências Sistémicas a compreensão da visão
binocular e a compreensão do papel da refracção na visão binocular. Com base nos
resultados propõe-se um modelo de intervenção para o desenvolvimento de
competências em contexto organizacional; ABSTRACT: This study aims to investigate if there is relationship between professional competencies
and practice of the orthoptist in visual screening programs for children and to describe
orthoptist´s core competencies. A theoretical framework was developed according to the
literature and three dimensions were identified: Systemic Competencies (ST),
Interpersonal Competencies (IP) and Instrumental Competencies (IT).
A focus group technique was applied to obtain the perception of an expert panel about
orthoptist´s professional competencies in children visual screening. A questionnaire was
constructed and delivered to obtain orthoptists perceptions about their professional
competencies and application in professional practice. The questionnaire dimensions
presented the following internal consistency: (ST)=0,916; (IP)=0,949; (IT)=0,892.
Spearman correlation suggest that a moderate positive correlation exist between
professional competencies and application in professional practice (r(ST)=0,634;
r(IP)=0,611; r(IT)=0,606; p=0,000). Five core competencies were identified. The systemic
competencies highlight the role of the Orthoptist in visual screening for children
concerning the understanding of binocular vision and understanding the role of refraction
in binocular vision. It is proposed an intervention model for developing professional
competencies in organizational contexto. NOTA: Esta tese contêm ficheiros que não se conseguem carregar no repositório. Caso queira consultar deve faze-lo presencialmente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18243 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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