|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17594
|
Title: | A Missão social da biblioteca pública na rede social Facebook: análise dos resultados do questionário aos profissionais das bibliotecas públicas portuguesas |
Authors: | Alvim, Luísa Calixto, José António |
Keywords: | Missão social da biblioteca pública Portugal Facebook Questionário Bibliotecas Públicas |
Issue Date: | 18-Nov-2015 |
Publisher: | Actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015 |
Citation: | Alvim, L. & Calixto, J.A. (2015). A missão social da biblioteca pública na rede social Facebook: análise dos resultados do questionário aos profissionais das bibliotecas públicas portuguesas. Actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015. Disponível em: http://edicic2015.org.es/ucmdocs/actas/art/185-Alvim_facebook.pdf |
Abstract: | Esta comunicação descreve as opiniões dos responsáveis das bibliotecas públicas
portuguesas com página/perfil no Facebook sobre o cumprimento da missão social da
biblioteca pública através desta rede social. Este trabalho está inserido numa investigação mais
extensa cujo objetivo geral é contribuir para uma reflexão sobre o tema Missão social da
Biblioteca Pública, investigando esta faceta no comportamento das bibliotecas públicas
portuguesas e analisando como a trabalham no Facebook. Utilizou-se o inquérito por
questionário que se realizou a 99 profissionais e aos responsáveis pela administração/edição
das páginas do Facebook das bibliotecas públicas portuguesas, por correio eletrónico, em março
de 2014, concebidos no software em linha eSurvey Creator. Os dados quantitativos não são
apresentados neste trabalho. Apresentam-se os resultados referentes a uma das duas
perguntas abertas. Estas respostas foram sujeitas a análise de conteúdo com o apoio do
software para análise qualitativa WebQDA. As respostas sobre a opinião dos inquiridos acerca
da questão permitem destacar as categorias temáticas, em primeiro lugar a Comunicação,
seguida da área da Ação social, da Informação, da Criação de Comunidade e em último lugar a
área do Marketing. As opiniões revelam uma visão pouco definida sobre o conceito de missão
social da biblioteca pública e sobre as potencialidades estratégicas do Facebook para o
cumprimento desta missão. Destaca-se a opinião de alguns responsáveis de bibliotecas que
afirmam que não é o Facebook em si que faz cumprir a missão social, mas a compreensão da
rede enquanto meio para cumprir essa missão. Assim, o Facebook é um meio que possibilita o
desenvolvimento da missão. Dos dados obtidos emergem várias preocupações e interrogações
da parte dos responsáveis das bibliotecas sobre a utilização do Facebook nesta missão social. /Abstract: This paper describes the opinions of the leaders of the Portuguese public libraries
page/Facebook profile on the fulfillment of the social mission of the public library through this
social network. This work is set in a more extensive investigation whose main purpose is to
contribute to a reflection on the theme The Social Mission of the Public Library, investigating this
aspect in the behavior of the Portuguese public libraries and analyzing how they work it on
Facebook. We used the questionnaire survey that was carried out to 99 professionals and to
those responsible for managing/ editing of the Facebook pages of the Portuguese public
libraries, by e-mail in March 2014, designed in the online software eSurvey Creator. Quantitative
data are not presented in this paper. We present the results of one of the two open questions.
These answers were subjected to content analysis through the support of the software for
qualitative analysis WebQDA. The answers about the opinion of the respondents on the
question allow to highlight the thematic categories, firstly the Communication, then the Social
area, Information, Community Creation and finally in the area of Marketing. The opinions reveal
a poorly defined vision of the concept of social mission of the public library and on the strategic
Perspectivas de investigación
A missão social da biblioteca pública na
rede social Facebook: análise dos
resultados do questionário aos
profissionais das bibliotecas públicas
portuguesas
Luísa Alvim
Universidade de Évora
Portugal · luisaalvim@uevora.pt
José António Calixto
Universidade de Évora
Portugal · jcalixto@uevora.pt
2
potential of Facebook to accomplish this mission. There is the opinion of some of the libraries
responsibles who say it is not Facebook itself that enforces social mission, but the
understanding of the network as a mean to accomplish this mission. Therefore, Facebook is a
mean which enables the development of the mission. From the data obtained emerge several
concerns and questions of those in charge of libraries on the use of the Facebook in this social
mission. |
URI: | http://edicic2015.org.es/ucmdocs/actas/art/185-Alvim_facebook.pdf http://hdl.handle.net/10174/17594 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|