Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16979

Title: Evaluation of reactivity of horses in the presence of unknown stimulus | Avaliação da reatividade de equinos na presença de estímulo sonoro desconhecido
Authors: Calviello, Raquel
Titto, Cristiane Gonçalves
Titto, Evaldo Antonio Lencioni
Infante, Paulo
Leme, Thays Mayra da Cunha
Pereira, Alfredo Manuel Franco
Keywords: Cavalo
Comportamento
Temperamento
Issue Date: 2015
Publisher: Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
Citation: Calviello, R., Titto; Cristiane Gonçalves; Titto, Evaldo Antonio Lencioni; Infante, Paulo; Leme, Thays Mayra da Cunha; Pereira, Alfredo Manuel Franco (2015). Evaluation of reactivity of horses in the presence of unknown stimulus | Avaliação da reatividade de equinos na presença de estímulo sonoro desconhecido, Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 52, n. 2, p. 167-172.
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar a reatividade de equinos durante o manejo habitual de escovação, frente à exposição repetida a um estímulo sonoro desconhecido. Para isto, foram utilizados 20 equinos da raça Mangalarga Marchador, de diferentes categorias (éguas e potros), os quais foram alocados aos tratamentos: controle (N = 10) e com estímulo sonoro desconhecido (N = 10), que consistia em confrontar os animais com o estímulo sonoro de um chocalho e um tamborim. Primeiramente, foram realizadas quatro avaliações consecutivas (dia 0, 1, 2, 3). Após 30 dias da primeira coleta, foram realizadas duas avaliações consecutivas (dia 30 e 31), e passados 15 dias desta, foram realizadas mais duas avaliações consecutivas (dia 45 e 46). As observações comportamentais foram feitas por meio da atribuição de escores aos comportamentos de movimentação, posição das orelhas e dos olhos, respiração e vocalização durante o manejo de escovação. Também foi conferida a variável resposta de reatividade com valores variando de 1 a 4 (animal não reativo ou calmo a animal muito reativo ou agressivo). Foi ajustado o modelo de regressão logística ordinal usando como covariáveis as categorias, dia e tratamento. A reatividade dos animais com estímulo sonoro desconhecido foi maior. Os dias do período experimental influenciaram a reatividade dos animais entre 6 e 7 meses de idade, com diminuição das chances dos animais desta idade apresentarem maior reatividade no decorrer dos dias. O amadurecimento do potro junto com a exposição repetida ao estímulo sonoro desconhecido podem diminuir a possibilidade de o animal ser reativo.
URI: http://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/82027
http://hdl.handle.net/10174/16979
ISSN: 1413-9596
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
ZOO - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
MAT - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIMA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
82027-173982-1-PB.pdf514.79 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois