Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16786

Title: Linguagem da ciência: uma abordagem linguística
Authors: Bonito, Jorge
Editors: Miguéns, Manuel
Keywords: Linguagem
Ciência
Microlíngua
Discurso
Issue Date: 1995
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
Citation: Bonito, J. (1995). Linguagem da ciência: uma abordagem linguística. In M. Miguéns (coord.), Actas do V encontro nacional de docentes – educação em ciências da natureza (pp. 211-217). Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
Abstract: A linguagem específica duma nada disciplina académica (v.g., Técnicas Laboratoriais de Geologia) pode ter uma função intelectual e assume certas minuciosidades que interferem directamente com a compreensão de conceitos, leis ou teorias científicas. Comummente, especialistas banhados de prazer em leitos de terminologias especializadas, vêem-se incapazes de explicar o que proferem aos não especialistas. Alguns deles dissimulam as suas lacunas científicas em chavões incognoscíveis. Quando ignoramos uma coisa, reconhecer que a ignoramos é sabedoria. Este tipo de pessoas, enquanto professores, pode não reconhecer uma ideia válida de um aluno quando esta é expressa num estilo e terminologia diferente da sua. Outros professores usam frequentemente termos de gíria. Este trabalho apresenta algumas preocupações que os professores podem ter com o uso da linguagem científica e aponta caminhos alternativos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16786
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_Portalegre.pdf268.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois