Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14936

Title: Marketing e empreendedorismo: uma relação umbilical
Authors: Silva, João Pedro Ferreira da
Advisors: Silvério, Marta
Keywords: Empreendedorismo
Marketind e inovação
Entrepreneurship
Marketing and innovation
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório, ao constatar a diferente aplicabilidade dos conhecimentos e utensílios de marketing, devido às empresas maduras e de maior dimensão desfrutarem de recursos que os empreendedores e gestores de pequenas empresas não possuem, tem como objetivo, baseado na experiencia profissional do autor e respetivo enquadramento teórico e científico, caracterizar a relação entre o marketing e o empreendedorismo, permitindo uma melhor compreensão das alternativas existentes para os empreendedores e gestores de pequenas empresas, além de uma identificação dos seus comportamentos e atitudes mais recorrentes. Neste contexto, ganha preponderância uma reflexão sobre o marketing empreendedor, como ocorre e em que circunstâncias pode auxiliar o empreendedor a tomar decisões e simultaneamente não perder competitividade para os seus potenciais concorrentes. Assim, a comunicação boca-a-boca, o círculo de influências do empreendedor e as redes sociais inovadoras, são cada vez mais consideradas e reconhecidas como garante de competitividade e inovação, num ambiente empresarial em constante mudança; ABSTRACT: This report, observes the different applicability of the knowledge and marketing tools, justified by the existence of bigger possessions that mature companies have, comparing to the resources that the entrepreneurs and managers of small companies do not own. This report, based in the professional experience of the author and theoretical and scientific knowledge, aims to characterize the connection between marketing and the entrepreneurship, allowing a better understanding of the alternatives and behaviors that entrepreneurs and managers of small companies could take, in order to compete with their rivals. In this context, it gains prominence a reflection on the entrepreneurial marketing, when it occurs and which circumstances can assist the entrepreneur to take decisions in order to not lose competitiveness for its potential opponents. Thus, the buzz communication, the circle of influences of the entrepreneur and the new social networks, are each time more considered and recognized as it guarantees of competitiveness and innovation, in an enterprise environment constantly in change.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14936
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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