|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13324
|
Title: | MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREÇÃO DE TURMA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE TURMA DO 3º CICLO NUMA ESCOLA DO BAIXO ALENTEJO |
Authors: | Favinha, Marília Valério, Deolinda |
Editors: | Magalhães, Olga Costa, Paulo |
Keywords: | Escola Direção de Turma Conflito Mediação Escolar |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para a caraterização das práticas dos diretores de turma do 3º ciclo na escola secundária c/3º Ciclo Diogo de Gouveia, para aferir em que medida essas práticas são na realidade, as de um mediador.
No enquadramento desta problemática de investigação, surgiram sete objetivos específicos: Identificar as funções legisladas dos diretores de turma; Identificar as práticas dos/as diretores/as de turma do 3º Ciclo da ESDG; Conhecer a forma de atuação dos DT’s em situações de conflito; explorar a oferta formativa disponível para o cargo de DT; Conhecer a formação obtida dos DT’s do 3º ciclo da ESDG; Conhecer os obstáculos na realização das tarefas inerentes ao cargo de DT; e avaliar o grau de satisfação na realização das tarefas inerentes ao cargo de DT.
A abordagem ao tema da dissertação, Mediação Escolar e Direção de Turma, fez-se em primeiro lugar, a partir da revisão de literatura, através de diferentes textos e artigos de autores, que sustentam os conceitos trabalhados e da legislação que suporta uma e outra prática.
No estudo empírico recorreu-se à aplicação de entrevistas semi-diretivas, aos diretores de turma do 3º ciclo, da escola onde decorreu a investigação. Foram também observados documentos chave, para se obter uma caraterização das turmas, percebendo-se assim, a forma de atuação dos docentes no cargo de DT. Nesta etapa foi também necessário fundamentar as opções metodológicas, através de autores de referência.
Finalmente, numa tentativa de epílogo do trabalho realizado, tecem-se as considerações finais, onde se conclui que as práticas dos diretores de turma do 3º ciclo na ESDG, estão contempladas nas diretrizes legais que as orientam. Os seus procedimentos coincidem em diversas ações com a mediação escolar, no entanto, as diferenças acentuam-se na metodologia geral de intervenção. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13324 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|