Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/13245
|
Title: | Determinantes da Escolha de Alimentos e do Comportamento dos Consumidores |
Authors: | Capela e Silva, F |
Keywords: | Escolha de Alimentos Comportamento dos Consumidores Marketing Determinantes Biológicos Determinantes Psicossociais Determinantes Sensoriais |
Issue Date: | 20-Jan-2015 |
Abstract: | Dada a necessidade de mudança nos hábitos alimentares existentes precisamos de compreender melhor os determinantes que afectam a escolha dos alimentos e o comportamento dos consumidores. Os alimentos que escolhemos não são apenas determinados por necessidades fisiológicas ou nutricionais. Para além dos determinantes biológicos, tais como a fome, o apetite e o sabor, a escolha dos alimentos é também influenciada por:
Determinantes psicológicos, como o humor, o stress e a culpa.
Determinantes económicos, como o custo, o rendimento e as disponibilidades.
Determinantes físicos, como acesso, a educação, as competências (por exemplo, cozinhar) e o tempo.
Determinantes sociais como a cultura, a família, os colegas e os padrões de refeições.
Atitudes, crenças e conhecimentos sobre os alimentos.
Os determinantes da escolha dos alimentos e do comportamento dos consumidores também variam consoante a fase da vida, e a influência de um factor varia de acordo com o indivíduo ou grupo de pessoas. Assim, um tipo de intervenção para modificar o comportamento na escolha dos alimentos não se irá adequar a todos os grupos de população. Em vez disso, as intervenções devem ser direccionadas para os diferentes grupos da população, tendo em consideração os inúmeros factores que influenciam as respectivas decisões na escolha dos alimentos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13245 |
Type: | conferenceObject |
Appears in Collections: | BIO - Organização de Seminários e Conferências MED - Organização de Seminários e Conferências
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|