Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/1303

Title: Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Authors: Bonito, Jorge
Keywords: Concepções Epistemológicas
Formação de Professores
Issue Date: Sep-2007
Publisher: Universidade da Coruña
Abstract: Na investigação didáctica realizada a partir do final da década de 1970 começou por se dar particular atenção às concepções que os alunos tinham acerca de variados aspectos, procurando identificá-las e compreender a sua influência na aprendizagem das ciências. Posteriormente a este período, os investigadores aperceberam-se que não podiam descurar as concepções dos próprios professores que exerciam, igualmente, influência na forma como entendiam o conhecimento científico e como se planificavam as actividades de aprendizagem. Mais recentemente, tem-se dado relevo, também, aos aspectos processuais e estruturais do pensamento do professor. Tendo por base princípios de formação distintos, materializados em curricula e elencos temáticos diversos e diferentes, a formação de professores de biologia e de geologia não é, contudo, reflexo de proposições básicas comuns, como norma ao juízo prático e orientadoras da actividade, fruto de uma política reflectida acerca da formação de professores. E, para além disso, também aqui, as crenças, as concepções e as representações dos docentes do ensino superior, que realizam os diversos actos pedagógicos, circunstanciam plenamente aquilo que dizem e que fazem. A recolha e o tratamento dos dados provenientes do testemunho dos docentes universitários permitirá, segundo se prevê, construir um quadro de análise sinóptico sobre as concepções que os professores estagiários nutrem sobre as teorias da aprendizagem implícitas no seu discurso, as metodologias de ensino empregues e o modelo didáctico pessoal de formação. Por seu lado, o testemunho de docentes universitários envolvidos na formação inicial de professores consentirá a concepção de uma via de comunicação confirmante entre as representações e sentimentos percebidos dos professores estagiários e a formação inicial recebida. O terreno de investigação ficou, face a algumas limitações que encontrámos, circunscrito aos docentes de didáctica da curricular biologia e geologia (DU) das Universidades de Coimbra e de Évora (N = 4) e aos alunos do 5.º ano da Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia da Universidade de Évora (PE), que se encontravam a realizar o seu estágio pedagógico numa escola do âmbito territorial da Direcção Regional de Educação do Alentejo do Ministério da Educação (N=8).
URI: http://hdl.handle.net/10174/1303
ISBN: 1138-1663
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
bonito.pdfDocumento principal119.59 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois