|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11930
|
Title: | Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola |
Authors: | Fialho, Isabel Verdasca, José Cid, Marília Favinha, Marília |
Keywords: | politicas educativas eficácia melhoria escolas |
Issue Date: | Oct-2014 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Fialho, I.; Verdasca, J.; Cid, M. & Favinha, M. (Orgs.) (2014). Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8339-20-1) |
Abstract: | O CONGRESSO INTERNACIONAL "POLÍTICAS EDUCATIVAS, EFICÁCIA E MELHORIA DAS
ESCOLAS” surgiu no âmbito de uma área de investigação que emergiu, no Centro de Investigação em
Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), a partir do trabalho de acompanhamento
científico do Projeto TurmaMais, por conseguinte, integrou o V SEMINÁRIO NACIONAL DO PROJETO
TURMAMAIS. Tratou-se de um evento que reuniu investigadores, académicos, estudantes e profissionais
da área da educação constituindo uma oportunidade privilegiada para a divulgação de pesquisas e de
estudos, para a troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre questões organizacionais e
pedagógicas no campo da eficácia e melhoria das escolas.
O movimento das escolas eficazes trouxe importantes contributos ao desenvolvimento da escola e
conduziu à identificação de fatores que ajudam à compreensão dos processos que se desenvolvem no
seu interior lançando pistas de orientação, motivando e implicando professores e atores escolares na
implementação de desafios de superação e melhoria escolar constante.
O conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem, a compreensão e análise dos modos como
trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, faz desse conhecimento - um conhecimento
contextualizado -, e da sua gestão um recurso central que não serve apenas para informar mas que é ele
próprio passível de ser usado pelas escolas como instrumento de governação.
No contexto português, são vários os programas e medidas de política educativa onde no quadro de
diferentes iniciativas e parcerias institucionais as questões da equidade, eficiência e qualidade educativas
constituem o foco da ação nas escolas e em que, de algum modo, com maior ou menor grau de
formalização e flexibilidade, a contratualização de metas e objetivos e a fixação de benchmarks
constituem referentes orientadores e estruturantes das dinâmicas escolares pelos desafios que lançam
face a prioridades e resultados, tecnologia organizacional, didática e avaliativa e envolvimento vinculatório
e corresponsabilizante de atores escolares (contratos de autonomia, escolas TEIP2 e TEIP3, programa
Mais Sucesso Escolar, rede de escolas ESCXEL, rede de escolas EPIS).
Os processos de melhoria eficaz das escolas requerem a naturalização de práticas escolares inovadoras
e constituem um dos motores da transformação das organizações escolares e dos espaços em que a
educação se desenvolve. Importa perceber, através da partilha da investigação neste domínio, o que têm
sido e podem ser os contributos da investigação e das vivências escolares experienciadas por dirigentes
escolares, docentes, paradocentes e outros atores na construção de uma visão prospetiva das políticas
educacionais direcionadas ao desenvolvimento e melhoria eficaz da escola. / THE INTERNATIONAL CONFERENCE "EDUCATIONAL POLICIES, EFFECTIVENESS AND SCHOOLS
IMPROVEMENT” was aroused within an area of research that had emerged in the Centre for Research in
Education and Psychology of the University of Évora (CIEP-UÉ), from the work of scientific monitoring of
the Project TurmaMais, that was why it came along with the 5th NATIONAL SEMINAR OF THE
TURMAMAIS PROJECT. This was an event that brought together researchers, academics, students and
education professionals providing a prime opportunity for the dissemination of research, to exchange
experiences, debate ideas and reflect on organizational and pedagogical issues in the area of
effectiveness and school improvement.
The effective schools movement has brought important contributions to the development of schools and
has lead to identify factors that help to understand the processes inside, by giving guidance cues,
motivating and involving teachers and school actors in the implementation of overcoming challenges and
continuous school improvement.
Knowledge of the practices developed by schools and an understanding of the way they work and
organize themselves in pedagogical and curricular terms makes this knowledge - a contextualized
knowledge - and its management, a central resource that serves not only to inform but it is liable to be
itself used by schools as a tool of governance.
In the Portuguese context, there are several programs and educational policy actions in schools that focus
on equity, efficiency and quality education issues, within different initiatives and institutional partnerships
and where, with different formalization and flexibility levels, the contracting of goals and objectives and the
benchmarks setting provide guidance to the school dynamics through challenges towards priorities and
outcomes, organizational didactic and evaluative technology, and involvement and co responsabilization of
school actors (autonomy contracts, TEIP2 and TEIP3 schools, More School Success Program, ESCXEL
network of schools, EPIS network of schools).
The processes of effective school improvement require the naturalization of innovative school practices
and constitute one of the transformation engines of school organizations and places where education
happens. It is important to realize, by sharing of investigation results in this area, which have been and
may be the contributions of research and of school leaders, teachers, parateachers and other actors
experiences in constructing a vision for the future of education policies aimed at the development and
effective school improvement. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11930 |
ISBN: | 978-989-8339-20-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|