|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11804
|
Title: | Uma visão da escola pela comunidade educativa - estudo de caso: escolas nºs 970, 9085 e 9131 - Zango-Viana-Luanda-Angola |
Authors: | Pena, Tomé Manuel |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Escola Comunidade educativa Conceções e representações School Community education Concepts and representations |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho de investigação, tem como objetivo estudar a forma como a Escola é vista pela comunidade educativa, tendo como referência as escolas n°s 970, 9085 e 9131, todas localizadas na Comuna do Zango, Município de Viana, Província de Luanda.
Tendo em conta o objetivo geral da dissertação e as questões de partida desta investigação, optámos por uma metodologia quantitativa, na forma de inquérito por questionário, porque se pretendia fazer um estudo que envolvia uma amostra de relativa dimensão e diversificada.
Dos resultados obtidos constatou-se que os profissionais ligados à educação, assim como os munícipes de uma maneira geral, estão preocupados com o verdadeiro papel da Escola, devido às debilidades existentes no sistema de educação e ensino em Angola. Assim sendo, reçalta a necessidade de um maior envolvimento dos diferentes atores educativos, com vista não só a melhorar o processo de educação no país, mas também, mudar a forma de perceção da Escola pela comunidade educativa.
Constatou-se, ainda, que a escola tem sido vista apenas como um local apropriado para o ensino-aprendizagem deixando de parte outras componentes de natureza educativa para as quais os atores acima mencionados deveriam concentrar a sua atenção, visando a melhoria do grau de perceção que a Comunidade Educativa deve ter da Escola; ### ABSTRACT: This research work aims to study how the school is seen by the educational community,with reference to schools Nos. 970, 9085 and 9131, all located in the Commune ofZango, Viana municipality, Luanda Province.
According to the methodology, questionnaire survey and interview it was concluded that the education professionals, as well as the citizens in general, are concerned with therole of the School assumes the Community School, due to weaknesses in the existingsystem education and teaching. Thus, there is a need for greater involvement of different educational actors in order not only to improve the process of education and teaching in the country, but also change the way of perception of the school by the educational community.
It was found also that the school has been seen only as an appropriate location for theteaching-learning setting aside other components of an educational nature, for which the actors should collaborate in order to improve the perception that the educational community School should have. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11804 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|