|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11540
|
Title: | Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
Authors: | Borralho, António Dias, Raquel Cid, Marília Fialho, Isabel |
Editors: | Membiela, Pedro Casado, Natalia Cebreiros, Mª Isabel |
Keywords: | Ensino avaliação aprendizagem ensino superior |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | Borralho, A.; Dias, R.; Cid, M. & Fialho, I.(2014).Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das ciências da saúde. In Membiela, P.; Casado & Cebreiros, M. I. Eds.). Investigaciones en el contexto
universitario actual/Investigacións no contexto universitario actual, (pp.299-303). Ourense: Educación Editora |
Abstract: | A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável
tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito
as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades
são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos
regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames
externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black e
William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados
índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A
comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções
que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa
universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica
das Ciências da Saúde. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11540 |
ISBN: | 978-84-15524-16-8 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|