Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11280

Title: O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
Authors: Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
Editors: Ferreira, Ana Cristina
Domingos, Ana Maria
Spínola, Carlos
Keywords: Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto
Issue Date: 2013
Citation: Fialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas. In A. C. P. Ferreira, Domingos, A. M. & C. Spínola (Orgs.). Nas pegadas das reformas educativas. Actas do I Colóquio Cabo-verdiano (pp.397-409). Praia: Edições Uni-CV [ISBN: 978-989-97833-9-3].
Abstract: O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria. É assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhados de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito. O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos / The Project TurmaMais is an innovative project focused on schools, based on assumptions of efficiency and targeted for improvement; it is assumed as a project of the schools, with a flexible and open nature, which implementation and development have been systematically backed up by external teams. The climate of closeness between schools and support teams, the openness and availability and the willingness of schools to experience new organizational and teaching forms have been the heart of the change in the schools culture, noticeable by the growing rates of success and dropout decline. This paper discusses the methodology used in the support/monitoring of the TurmaMais project, which takes place on a regular basis, in a contextualized, horizontal and close way and is developed on two levels (technical-scientific and pedagogical), implemented by two teams that play distinct but complementary and articulated roles. Also showed the impact of this support/monitoring, through various testimonies.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11280
ISBN: 978-989-97833-9-3
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Actas_cedu_13_nas_pegadas_das_reformas_educativas (Fialho; Cristóvão; Salgueiro; Cid, 397-409).pdf182.95 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois