Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11128

Title: O Quadro Interactivo no Ensino da Matemática: Analisando o trabalho de dois professores em contexto de colaboração
Authors: Corrente, Amália
Advisors: Borralho, António
Keywords: Quadro interactivo
Trabalho Colaborativo
Desenvolvimento Profissional do Professor
Ensino-aprendizagem da Matemática
Issue Date: 2009
Abstract: Esta investigação reporta a um projecto desenvolvido em 2008/2009, numa escola do sul de Portugal, que visa compreender o impacto do quadro interactivo no ensino da Matemática. No sentido de identificar de que forma um contexto colaborativo poderá intervir na exploração e manuseamento daquela ferramenta, e qual a sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor, solicitou-se a participação de dois professores, aplicando-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa estruturada em dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se na realização de entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas e sessões de reflexão. O estudo permitiu identificar factores da utilização do quadro interactivo em sala de aula e concluir que a equipa de trabalho constituiu uma base de apoio e entreajuda que promoveu um contexto de desenvolvimento profissional relevante para os professores. Apurou-se ainda a interactividade como uma noção que importa ser aprofundada no ambiente de ensino-aprendizagem das nossas escolas
URI: http://hdl.handle.net/10174/11128
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado
CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O_Quadro_Interactivo_no_ensino_da_Matematica.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois