Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10625
|
Title: | DESCREVENDO AS PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DA MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESSORA FERNANDA |
Authors: | Menezes, Luís Canavarro, Ana Paula Oliveira, Hélia |
Keywords: | ensino exploratório da matemática Práticas de ensino |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | CIBEM |
Citation: | Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P., (2013). Descrevendo as Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O caso da professora Fernanda. Actas del VII CIBEM. Montevideu, Uruguay: CIBEM. |
Abstract: | Este estudo surge enquadrado no projeto de investigação P3M: Práticas profissionais
dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de
referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de
elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que
habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação
analisamos o caso de Fernanda, uma professora a lecionar Matemática ao 5.º ano. O
quadro adota um modelo de aula em quatro fases: Introdução da tarefa; Realização da
tarefa; Discussão da tarefa, e; Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para
cada uma destas fases, identificamos as ações da professora que têm como objetivo: (i)
promover a aprendizagem matemática dos alunos, e; (ii) gerir a aula.
Os resultados do estudo, que assume a natureza de Design Research, mostram que: as
ações da professora ganham coerência quando são entendidas à luz destes dois
objetivos; as ações com o propósito de gestão da aula estão interrelacionadas com as
que visam a aprendizagem; as ações têm um carácter multidimensional e relacional,
particularmente complexas no ensino exploratório, sendo um misto de planeadas e de
emergentes na aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10625 |
ISSN: | 2301-0797 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|