Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10625

Title: DESCREVENDO AS PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DA MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESSORA FERNANDA
Authors: Menezes, Luís
Canavarro, Ana Paula
Oliveira, Hélia
Keywords: ensino exploratório da matemática
Práticas de ensino
Issue Date: 2013
Publisher: CIBEM
Citation: Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P., (2013). Descrevendo as Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O caso da professora Fernanda. Actas del VII CIBEM. Montevideu, Uruguay: CIBEM.
Abstract: Este estudo surge enquadrado no projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisamos o caso de Fernanda, uma professora a lecionar Matemática ao 5.º ano. O quadro adota um modelo de aula em quatro fases: Introdução da tarefa; Realização da tarefa; Discussão da tarefa, e; Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada uma destas fases, identificamos as ações da professora que têm como objetivo: (i) promover a aprendizagem matemática dos alunos, e; (ii) gerir a aula. Os resultados do estudo, que assume a natureza de Design Research, mostram que: as ações da professora ganham coerência quando são entendidas à luz destes dois objetivos; as ações com o propósito de gestão da aula estão interrelacionadas com as que visam a aprendizagem; as ações têm um carácter multidimensional e relacional, particularmente complexas no ensino exploratório, sendo um misto de planeadas e de emergentes na aula.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10625
ISSN: 2301-0797
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
menezes_oliveira_canavarro_cibem_2013.pdf273.05 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois