|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10503
|
Title: | Contributos da comunicação não-verbal na integração social, cultural e educativa de imigrantes numa perspetiva de multiculturalidade – um estudo de caso |
Authors: | Caetano, Sara Vicente Mira, António Ricardo |
Editors: | Departamento de Pedagogia e Educação, Universidade de Évora |
Keywords: | Comunicação Comunicação Não-verbal Educação e Formação de Adultos Multiculturalidade Integração |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora: Departamento de Pedagogia e Educação |
Citation: | Caetano, S. V. & Mira, A. R. (2012). Contributos da comunicação não-verbal na integração social, cultural e educativa de imigrantes numa perspectiva de multiculturalidade – um estudo de caso. In O. Magalhães & A. Folque (Eds.), I Jornadas de Investigação em Educação. Évora: Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação. |
Abstract: | O Homem não comunica só com as palavras, mas com todo o seu corpo.
Este trabalho visa analisar de que forma a Comunicação Não-verbal pode ou não
contribuir para a integração social, cultural e educativa de imigrantes numa perspetiva
de multiculturalidade.
Trata-se de um estudo de caso no qual participam onze imigrantes provenientes do leste
da Europa.
Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas em suporte áudio, a seguir
transcritas, e obtidos, também, através da observação direta registada em caderno de
notas.
O trabalho conclui que há contributos positivos e contributos negativos da Comunicação
Não-verbal para a integração social, cultural e educativa destes imigrantes, numa
perspetiva de multiculturalidade. Os contributos negativos detetados têm que ver,
fundamentalmente, com as diferenças culturais. Os mesmos são, contudo, rapidamente
ultrapassados pelos imigrantes entrevistados, graças a um processo de aculturação que
realizam. Desta forma, deixam de ser um obstáculo para essa sua integração. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10503 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|