|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21798
|
Title: | Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
Authors: | Carvalho, Elsa Maria Alfaiate Martins de |
Advisors: | Mira, António Ricardo |
Keywords: | Aluno Professor Ensino-aprendizagem Formação Competências de comunicação Reflexão Student Teacher Teaching and learning Training Communicative skills Reflection |
Issue Date: | 10-Jul-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Surge o presente trabalho no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, que integra o Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Exmo Sr. Professor Doutor António Ricardo Mira.
O trabalho é constituído por duas partes, sendo a primeira baseada em referenciais teóricos, diversos documentos orientadores da prática letiva em Portugal, e a segunda dedicada sobretudo a questões metodológicas relacionadas com a nossa atividade docente, numa abordagem significativamente mais crítica.
Este relatório procurará espelhar o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2015/2016, mediante a descrição e reflexão de práticas letivas levadas a cabo em dois contextos distintos, ensino profissional e ensino regular, nas disciplinas de Espanhol e Português, respetivamente. Relativamente ao primeiro contexto, propomo-nos refletir acerca das práticas educativas desenvolvidas no Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, com o Curso de Rececionista de Hotel - área de formação em Hotelaria e Restauração - um dos vários cursos de aprendizagem que fazem parte da oferta formativa do IEFP, os quais permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos de nível superior. No que diz respeito ao segundo contexto, a reflexão incidirá no trabalho desenvolvido com duas turmas de 8º ano da Escola Secundária de Pinhal Novo, na disciplina de Português, onde desempenhámos funções de docente entre janeiro e agosto de 2016; Abstract: Report within the course Supervised Teaching Practice
This report was elaborated within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, included in the Master’s Degree in Portuguese Language Teaching for the 3rd stage of Basic Education and Secondary Education and Spanish Language Teaching for Basic and Secondary Education, under the supervision of PhD Professor António Ricardo Mira.
It is divided into two parts, being the first one based on several legal and guiding documents that regulate and support the teaching activity in Portugal, and the second focused in our teaching practice, in a more reflective perspective.
In this both descriptive and reflective work, we intend to show the work developed throughout the 2016-2017 school year, in two distinct contexts, professional and regular education, Spanish and Portuguese subjects, respectively. With regard to the first context, we will reflect about our teaching practices in the Professional Job and Training Institute (IEFP), with a Hotel Receptionist Course, one of several learning courses that are part of IEFP's training offer, which allow to obtain a school and professional certification, privileging the insertion in the labor market and the pursuit of a higher education. With regard to the second context, the reflection will be focused on our teaching activities with 8th grade students, in Pinhal Novo Secondary School, from January to August 2016. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21798 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|