|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9999
|
Title: | Validade estrutural do questionário de inteligência emocional: Estudos com alunos do ensino básico português |
Authors: | Candeias, A. A. Varelas, D. Rebelo, N. Diniz, A. M. |
Keywords: | Questionário de Inteligência Emocional Análise Fatorial Confirmatória Validade Convergente Validade Discriminante Fiabilidade |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Candeias, A. A., Varelas, D., Rebelo, N., & Diniz, A. M. (2013, Julho). Validade estrutural do questionário de inteligência emocional: Estudos com alunos do ensino básico português. In A. A. Candeias (Coord.), Assessment of socio-emotional and academic competences: Development and validation studies with children and youth from Portuguese Elementary Education. Simpósio conduzido no I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa. |
Abstract: | Enquadramento Conceptual: Neste trabalho partimos do pressuposto que a Inteligência Emocional compreende habilidades e competências relacionadas com a compreensão de si próprio e dos outros, assim como o relacionamento com as pessoas, a adaptação às solicitações do meio e a gestão de emoções, tal como é proposto no modelo de Bar-On de Inteligência Emocional.
Objetivos: Atendendo à necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de adaptação e validação do Inventário de Quociente Emocional (Bar-On EQ-i:YV) para crianças e jovens portugueses.
Metodologia: Este estudo incidiu sobre uma amostra de 416 crianças e jovens (Mdn = 12 anos) dos três ciclos (terceiro ciclo = 61.5%) do Ensino Básico Português (52.6% raparigas), a quem foi aplicado o EQ-i:YV. Este questionário compreende 60 itens (respostas de tipo Likert de 4-pontos) divididos por cinco fatores: Interpessoal, Intrapessoal, Adaptabilidade, Gestão de Stress e Humor Geral.
Tendo em vista o estudo da estrutura latente do EQ-i:YV, recorreu-se à análise fatorial confirmatória, através do LISREL 8. Analisou-se a validade estrutural do instrumento, ou seja, a validade fatorial, a validade convergente e discriminante e também a fiabilidade.
Resultados: Verificámos que a estrutura fatorial do EQ-i:YV se manteve idêntica à do instrumento original, contudo uma grande parte dos itens foram excluídos da estrutura original, principalmente do fator Interpessoal.
Conclusão: Os nossos resultados mostram que a versão obtida do EQ-i:YV tem características psicométricas aceitáveis para a utilização com alunos do Ensino Básico Português, devendo considerar-se o estudo deste instrumento com uma amostra de maior dimensão para observar se os resultados agora obtidos podem ser melhorados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9999 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|