|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9996
|
Title: | Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
Authors: | Oliveira, M. Verdasca, J. Saragoça, J. Candeias, A. A. Pomar, C. Rebelo, N. |
Keywords: | Rendimento Escolar em Matemática Atitudes face à Matemática Fatores de Contexto Efeito Escola |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Oliveira, M., Verdasca, J., Saragoça, J., Candeias, A. A., Pomar, C., & Rebelo, N. (2013, Julho). Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. In A. A. Candeias (Coord.), Assessment of socio-emotional and academic competences: Development and validation studies with children and youth from Portuguese Elementary Education. Simpósio conduzido no I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa. |
Abstract: | Enquadramento Conceptual: A grande importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação tem potenciado muita da investigação científica, visando o desenvolvimento de mecanismos de aferição e de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspetiva de apoio à definição de políticas públicas de educação para a melhoria escolar.
Objetivos: O trabalho que se apresenta procura, por um lado, compreender e analisar os efeitos das variáveis de contexto no rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática e nas suas atitudes face a essa disciplina, por outro lado, perceber se as escolas em estudo, enquanto organizações escolares, se diferenciam entre si nos resultados escolares e nas atitudes dos seus alunos.
Metodologia: Neste estudo participaram 444 alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (47.7% do 6º e 52.3% do 9º, com 232 rapazes e 212 raparigas), de 5 Escolas Portuguesas.
Resultados Partindo do pressuposto que há fatores extrínsecos e intrínsecos às escolas, deles dependendo em grande medida o valor que cada escola acrescenta aos seus alunos. Com o fim de contribuirmos para o desenho de propostas organizacionais e de intervenção pedagógica conducentes à melhoria do rendimento escolar dos alunos, analisámos num primeiro momento o impacto de fatores de contexto nos resultados escolares e nas atitudes dos alunos em Matemática e, num segundo momento, com base na estrutura hierárquica dos dados e o recurso à análise multinível, apurámos a magnitude do efeito escola.
Conclusões: Os resultados das análises já realizadas sugerem a importância da localização geográfico-territorial da escola e da escolaridade da mãe no rendimento académico a matemática e nas atitudes face a esta disciplina, nos 6º e 9º ano de escolaridade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9996 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | SOC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais MAT - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CISAAS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIMA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|