|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9992
|
Title: | Validade estrutural do questionário de atitudes face à escola: Estudos com alunos do ensino básico português. |
Authors: | Candeias, A. A. Rebelo, N. Varelas, D. Diniz, A. M. |
Keywords: | Questionário de Atitudes face à Escola Análise Fatorial confirmatória Validade Convergente Validade Discriminante Fiabilidade |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Julho). Validade estrutural do questionário de atitudes face à escola: Estudos com alunos do ensino básico português. In A. A. Candeias (Coord.), Assessment of socio-emotional and academic competences: Development and validation studies with children and youth from Portuguese Elementary Education. Simpósio conduzido no I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa. |
Abstract: | Enquadramento Conceptual: As atitudes face à escola constituem um constructo crucial para entender o rendimento escolar dos alunos, uma vez que determinam, em parte, o modo como os alunos participam nas actividades escolares e se relacionam com os outros nas diferentes situações que vivenciam.
Objetivos: Neste estudo propomos ampliar o âmbito de aplicação do QAFE – Questionário de Atitudes Face à Escola a todo o Ensino Básico, procedendo-se para tal à sua adaptação e estudo psicométrico para o grupo-alvo.
Metodologia: Este estudo incidiu sobre uma amostra de 1457 crianças e jovens (Mdn = 11 anos) dos três ciclos (primeiro ciclo = 28.8 %; segundo = 34.7%) do Ensino Básico Português (52.4% raparigas), a quem foi aplicado o QAFE. Este questionário compreende 24 itens (respostas de tipo Likert de 4-pontos) distribuídos por três fatores: Atitude face à Aprendizagem, Auto-perceção de Competência e Auto-perceção de Motivação.
Tendo em vista o estudo da estrutura latente do QAFE, recorreu-se à análise fatorial confirmatória, através do LISREL 8. Analisou-se a validade estrutural do instrumento, ou seja, a validade fatorial, a validade convergente e discriminante e também a fiabilidade.
Resultados: Verificámos que a estrutura fatorial do QAFE se alterou face à do instrumento original, ficando com uma estrutura unidimensional composta por 16 itens.
Conclusão: Estes resultados mostram que a Atitude face à escola, tal como é operacionalizada pelo QAFE, apresenta uma estrutura unidimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face às atividades escolares e à relação que estabelece com os outros nas diferentes situações que vivencia. O QAFE poderá, assim, constituir um instrumento de descrição da conduta e das interações do aluno na escola. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9992 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|