Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9991

Title: Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa
Authors: Pomar, C.
Candeias, A. A.
Keywords: Género
Rendimento escolar
Atitudes face à matemática
Atitudes face ao português
Atitudes face às ciências
Issue Date: 2013
Citation: Pomar, C. & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Abstract: A investigação revela que o rendimento escolar nas várias disciplinas só consegue ser explicado com recurso a análises multidimensionais que conjugam fatores pessoais, socioculturais e escolares. Não desconsiderando o facto de as variáveis de âmbito cognitivo se revelarem preditoras da variabilidade no rendimento escolar, este só poderá ser efetivamente compreendido com o recurso complementar e integrado de outras variáveis, como as desenvolvimentais, as atitudinais e socioculturais. As questões de género que emergem do domínio sociocultural intersectam os outros domínios e influenciam, nomeadamente, as atitudes que os alunos e as alunas desenvolvem face às disciplinas escolares e, consequentemente, os respetivos resultados escolares. Este estudo enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação intitulado “RED- Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses” que está a ser desenvolvido em várias escolas portugueses abrangendo 1400 alunos. Apoiando-nos numa abordagem sensível ao género, nesta comunicação iremos, especificamente, discutir os efeitos que as atitudes dos alunos e das alunas face às disciplinas de matemática, português e ciências (ciências da natureza, ciências físico-químicas e físicoquímica) têm no respetivo rendimento escolar utilizando os resultados da aplicação de 3 questionários de atitudes (QAFM, QAFP, QAFCdN, QAFCN, QAFCFQ) e as classificações escolares obtidas pelos alunos e alunas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9991
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
GÉNERO, RENDIMENTO ESCOLAR E AS ATITUDES DOS ALUNOS E ALUNAS FACE ÀS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.pdf597.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois