|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9989
|
Title: | Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português |
Authors: | Neto, A. Candeias, A. A. Rebelo, N. Varelas, D. Diniz, A. M. |
Keywords: | Atitude Face às Ciências Naturais Análise Fatorial Exploratória Validade Convergente Validade Discriminante Fiabilidade Compósita |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. |
Abstract: | As disciplinas de Ciências são fundamentais para qualquer currículo. A investigação aponta para a
existência de relação entre as atitudes do indivíduo e a aprendizagem. Atendendo à necessidade de dispor
de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do
Questionário de Atitudes Face às Ciências Naturais para alunos portugueses. Este estudo incidiu sobre
uma amostra de 525 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português. O QAFCN é constituído por 27 itens
divididos por 3 fatores: Motivacional, Comportamental e Afetiva, organizados numa escala de respostas de
tipo Likert de 4-pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do QAFCN, recorreu-se à análise
fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação
varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente (VC) e discriminante (VD) dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita.
Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCN se manteve, todavia verificaram-se problemas na VC do
fator M e na VD entre M e C. Estes resultados mostram que o QAFCN operacionaliza o conceito de atitude
de forma tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face
às ciências naturais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9989 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|