Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9989

Title: Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
Authors: Neto, A.
Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
Keywords: Atitude Face às Ciências Naturais
Análise Fatorial Exploratória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
Issue Date: 2013
Citation: Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Abstract: As disciplinas de Ciências são fundamentais para qualquer currículo. A investigação aponta para a existência de relação entre as atitudes do indivíduo e a aprendizagem. Atendendo à necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências Naturais para alunos portugueses. Este estudo incidiu sobre uma amostra de 525 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português. O QAFCN é constituído por 27 itens divididos por 3 fatores: Motivacional, Comportamental e Afetiva, organizados numa escala de respostas de tipo Likert de 4-pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do QAFCN, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente (VC) e discriminante (VD) dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCN se manteve, todavia verificaram-se problemas na VC do fator M e na VD entre M e C. Estes resultados mostram que o QAFCN operacionaliza o conceito de atitude de forma tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face às ciências naturais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9989
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português.pptx202.84 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois