Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9985

Title: Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português
Authors: Neto, A.
Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
Keywords: Atitude Face às Ciências da Natureza
Análise Fatorial Exploratória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
Issue Date: 2013
Citation: Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Abstract: As Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses. Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCdN. Este é constituído por 23 itens divididos por 3 fatores: Motivacional, Comportamental e Afetiva. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4- pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente (VC) e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCdN se manteve, no entanto observámos alguns problemas na VC dos três fatores. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências da Natureza, tal como são operacionalizadas pelo QAFCdN, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9985
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português.pdf433.22 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois