|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9985
|
Title: | Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português |
Authors: | Neto, A. Candeias, A. A. Rebelo, N. Varelas, D. Diniz, A. M. |
Keywords: | Atitude Face às Ciências da Natureza Análise Fatorial Exploratória Validade Convergente Validade Discriminante Fiabilidade Compósita |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: Estudo com alunos do 6º ano do ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. |
Abstract: | As Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e
competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de
instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação
do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses.
Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico Português, a quem foi
aplicado o QAFCdN. Este é constituído por 23 itens divididos por 3 fatores: Motivacional,
Comportamental e Afetiva. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4-
pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise
fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do
instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a
validade convergente (VC) e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita.
Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCdN se manteve, no entanto observámos alguns
problemas na VC dos três fatores. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências
da Natureza, tal como são operacionalizadas pelo QAFCdN, apresentam uma estrutura
tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face
à disciplina. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9985 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|