Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9745

Title: Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
Authors: Estrada, Florbela da Conceição Arnaud
Advisors: Franco, Vitor
Keywords: Intervenção precoce
Psicólogos
Grounded theory
Identidade profissional
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Abordamos neste trabalho as representações dos profissionais da educação e dos técnicos de reabilitação sobre a atividade dos psicólogos nas equipas de Intervenção Precoce. Trata-se de uma investigação qualitativa, com carácter exploratório, na perspectiva da Grounded Theory, visando descrever, relativamente aos psicólogos da IP: a) representação dos membros das equipas acerca do seu papel e funções; b) perceção dos técnicos da equipa acerca da especificidade das suas funções e competências; c) importância que lhe é atribuída no sucesso das intervenções. Os resultados obtidos apontam para uma perceção do psicólogo como intervindo ao nível da criança, família e equipa, sendo o técnico mais habilitado para desenvolver funções ao nível da avaliação e diagnóstico e para intervir em aspetos emocionais e comportamentais, remetendo a sua especificidade para: a) perspetiva holística e sistémica do ser humano; b) utilização de instrumentos psicométricos; c) desenvolvimento emocional do ser humano; d) atitudes e caraterísticas relacionais adequadas ao estabelecimento de uma relação empática e de confiança com todos os intervenientes no processo; e) importância do seu enquadramento numa perspetiva multidisciplinar e transdisciplinar; ABSTRACT: Contributions to the study of psychologist’s professional identity in early intervention teams: perspective of other technical team We approach in this work the representations of professional education and rehabilitation technicians on the activity of psychologists in Early Intervention Teams. This is a qualitative research with exploratory nature, in the perspective of Grounded Theory, aiming to describe, for psychologists in Early Intervention: a) representation of team members about their role and functions, b) perception of the technical team about specificity of their functions and abilities, c) importance that is attributed to it in the success of interventions. The results point to a perception of the psychologist as intervening at the level of the child, family and team, being enabled to develop more technical functions in the evaluation and diagnosis and to engage in emotional and behavioral aspects, referring to its specificity: a) systemic and holistic perspective of the human being, b) use of psychometric instruments c) emotional development of human d) attitudes and relational characteristics appropriate to establish an empathic relationship and trust with all stakeholders in the process, e) importance its framework in a multidisciplinary and transdisciplinary perspective.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9745
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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