|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9727
|
Title: | Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA |
Authors: | Chaleta, Elisa |
Editors: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia, CIEP |
Keywords: | Ensino superior Adaptação Aprendizage Tutoria por pares |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | Chaleta, E. (2011). Promoção do sucesso académico no Ensino Superior – Projecto GPSA. Educação-Temas e Problemas, 9, 67-78. |
Abstract: | Resumo - A interacção entre estudantes no ensino superior, tanto estruturada formalmente como espontânea, pode enriquecer os resultados da aprendizagem (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). As investigações realizadas neste âmbito mostram que a interacção eficaz leva ao desenvolvimento de competências sobre os conteúdos, à elaboração de normas para julgar as melhores e as piores interpretações e ao desenvolvimento da consciência metacognitiva. Para além dos aspectos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz ainda resultados motivacionais e sociais dado que resulta interessante para os tutorados aprender com os colegas e para os tutores desenvolver competências para ensinar (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006).
Inscreveram-se voluntariamente no programa de tutoria por pares cerca de 535 estudantes dos cerca de 1090 que ingressassem nesse ano na Universidade de Évora. A análise dos dados que se apresentam refere-se à estrutura do programa, à organização da tutoria por pares e à avaliação produzida pelos estudantes do primeiro ano.
Abstract - Interaction between students of higher education, both planned and unplanned, can enrich learning results (Johnson & Johnson, 1990; Topping, 1996). Research produced on this subject shows that effective interaction develops skills on known contents, creates rules for judging the best and the worst interpretations and develops he metacognitive conscience. Besides the metacognitive aspects, this horizontal learning also produces motivational and social results, since it is appealing for the mentored students to learn from their colleagues and for the mentors to develop teaching skills (Entwistle, 2009; Kyndt, Dochy, Struyven, K. & Cascallar, 2011; Ramsden, 2006).
Voluntarily attended at the peer tutoring program 535 of the approximately 1090 students entered that year at the University of Évora. We present the organization of peer tutoring and the assessment produced by the students of the first year. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9727 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|