Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9699

Title: Caracterização do Ensino, da Avaliação e Aprendizagens numa Universidade Portuguesa: Um Estudo na Área Científica das Ciências da Saúde
Authors: Borralho, António
Dias, Raquel
Cid, Marília
Fialho, Isabel
Keywords: Ensino
Avaliação
Aprendizagem
Ensino Superior
Issue Date: 21-Jun-2013
Abstract: A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black & William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde.
URI: http://www.cidu2013.org/
http://hdl.handle.net/10174/9699
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Texto-comunicação-III-CIDU-Vigo.pdf63.97 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois