|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9242
|
Title: | Um outro olhar sobre os dados de PISA: caracterização dos alunos com níveis de proficiência elevados na área da incerteza |
Authors: | Barbosa, Sónia Infante, Paulo |
Editors: | Maia, Manuela Campos, Pedro Silva, Pedro Duarte |
Keywords: | Teste de PISA Literacia matemática Incerteza Regressão Logística |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | SPE |
Citation: | Barbosa, S.; Infante, P. (2013). Um outro olhar sobre os dados de PISA: caracterização dos alunos com níveis de proficiência elevados na área da incerteza, in Estatística Novos Desenvolvimentos e Inspirações (Eds. Maia, M., Campos, P. e Duarte Silva, P.), Edições SPE, pp. 67-80. |
Abstract: | O Projeto PISA tem como objetivo avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real. Na matemática, a literacia é definida como a capacidade de um aluno identificar e compreender o papel da disciplina no desempenho do mundo, de fazer julgamentos bem fundamentados enquanto cidadão construtivo, preocupado e reflexivo. Assim, é proposto ao aluno a resolução de itens de diferentes níveis de dificuldade, originando uma escala de 6 níveis de proficiência (1 a 6, sendo o nível 1 o mais baixo) em quatro grandes áreas. Neste trabalho, recorrendo aos dados dos questionários de alunos e pais do estudo de PISA 2009, procuramos caracterizar os alunos com nível de proficiência 5 na área da incerteza. Em particular, recorrendo à regressão logística, procuramos identificar as variáveis destes questionários que são potenciadoras ou penalizadores do desempenho dos alunos nesta área. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9242 |
Type: | article |
Appears in Collections: | MAT - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIMA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|