Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9111

Title: Estimativa da biomassa com base em imagens de alta resolução espacial (Quickbird) para a espécie florestal Quercus rotundifolia
Authors: Marques da Silva, José
Sousa, Adélia
Gonçalves, Ana Cristina
Mesquita, Paulo
Keywords: Quickbird
Quercus Rotundifolia
biomassa
Issue Date: 5-Jun-2013
Citation: Marques da Silva, J.R., Sousa, A.M.O., Gonçalves, A.C. e Mesquita, P.A. (2013) Estimativa da biomassa com base em imagens de alta resolução espacial (Quickbird) para a espécie florestal Quercus rotundifolia. 7º Congresso Nacional Florestal, Vila Real / Bragança, 5 - 8 Junho, 2013.
Abstract: A biomassa florestal, pela via das aplicações em bioenergia, no desenvolvimento de bioprodutos e nas questões associadas à redução das emissões dos gases de estufa, tem tido uma cada vez maior importância na economia global. A monitorização e inventariação da biomassa florestal é assim de elevada importância por forma a gerir esta reserva estratégica global. Actuamente as técnicas de inventariação e monitorização da biomassa florestal são normalmente morosas e de elevado custo, tornando-se assim pertinente desenvolver técnicas fiáveis e a custos relativamente reduzidos que permitam realizar a inventariação e monitorização da biomassa florestal. Neste sentido, apresenta-se um estudo cujo objectivo é desenvolver uma metodologia para estimar a biomassa florestal de Quercus rotundifólia com base na cartografia desta espécie obtida com imagens de alta resolução espacial do satélite Quickbird. Para a cartografia da espécie florestal, foi utilizado o método de segmentação multi-resolução com o objectivo inicial de produzir uma máscara da vegetação de porte arbóreo. Em seguida foi realizada a classificação orientada a objecto por forma a identificar a espécie florestal. A classificação foi validada com base no inventário florestal realizado para a área em estudo. A estimativa da biomassa foi obtida a partir da relação da projecção horizontal de copa resultante das imagens de satélite e o valor da biomassa calculado com base nas medições dendómetricas, realizadas no decorrer do inventário florestal para parcelas de composições puras de Quercus rotundifolia. A metodologia desenvolvida permite assim, obter a estimativa da biomassa florestal para a espécie em consideração baseada na projecção horizontal de copa cumulativa, obtida com a imagem de satélite com um erro inferior a 5%.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9111
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo_DER_UEvora_7CFN2013.pdf77.56 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois