Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9087
|
Title: | A Educação para a Saúde nas Crianças e nos Jovens numa escola de Ensini Básico: Contributos Sociológicos para uma Vida Saudável |
Authors: | Belo, Ana Paula Pires Rodrigues |
Advisors: | Ramos, Francisco Martins |
Keywords: | Educação para a Saúde Promoção da Saúde Vida saudável Estilos de Vida Ensino-Aprendizagem |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de évora |
Abstract: | Este estudo centra-se na educação para a saúde, concretizado por uma
abordagem qualitativa e quantitativa numa Escola EB 2/3 do Fundão e concentrou os
seus objectivos em conhecer as práticas de educação para a saúde efectuada na
Escola; identificar nos alunos e pais conhecimentos adquiridos e respectiva aplicação;
descrever os factores sociais que influenciam os estilos de vida e apresentar
propostas de intervenção.
Os resultados obtidos sugerem que as práticas usuais de educação para a
saúde são adequadas e facilitadoras para a aprendizagem de comportamentos
saudáveis. Todos reconhecem que a educação para a saúde é fundamental. Os pais
apontam a necessidade em aplicar devidamente os conhecimentos adquiridos.
Os alunos evidenciam alguns conhecimentos. Revelam fragilidades e, nalguns
casos, demonstram comportamentos inadequados. Os professores e profissionais de
saúde manifestam preocupação porque os alunos não aplicam os conhecimentos
ministrados.
Palavras-chave: Educação para a Saúde. Promoção da Saúde. Vida
Saudável. Estilos de Vida. Ensino-Aprendizagem ; ABSTRACT
Title: “A Health Education for Children and Teenagers in the Basic School:
Sociological Contributions for a Healthy Lifestyle”.
This study focuses on education for health, it was carried out by a qualitative
and quantitative approach at an EB 2/3 School in Fundão and focused its aims in
becoming acquainted with health education practices carried out at the school;
identifying in pupils and parents the acquired knowledge and respective application;
describing social factors that influence lifestyles and presenting intervention proposals.
The obtained results suggest that common practices are appropriate and
facilitators. All recognize that education for the health is essential. Parents point out the
need to apply the acquired knowledge.
Students show some knowledge. They disclose fragilities and, in some cases,
they demonstrate inadequate behaviours. Teachers and health professionals reveal
concern because students do not apply the given knowledge.Keywords: Health Education. Health Promotion. Healthy Lifestyle. Lifestyle.
Teaching – Learning |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9087 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|