Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9086
|
Title: | A Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso múltiplo no 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Évora |
Authors: | Ramos, Carla Alessandra Cavalcanti Biones |
Advisors: | Mendonça, Maria da Assunção da Cunha Folque de |
Keywords: | Tecnologia da Informação e Comunicação Educação Processo Ensino e Aprendizagem Prática Pedagógica Habilidades e Competências |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | RESUMO
O presente trabalho buscou investigar a temática relacional entre a prática pedagógica e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas escolas do 1º ciclo básico do Concelho de Évora, como ferramentas de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo desenvolvido levou em consideração o impacto e importância da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem na sociedade atual. A metodologia de investigação adotada buscou combinar os métodos de análise qualitativo e quantitativo – Análise de Conteúdo, Estudo de Caso e a Estatística Descritiva – para analisar os dados recolhidos junto a um conjunto de coordenadores, professores e alunos das escolas do 1º ciclo básico, distribuídas em três agrupamentos do Concelho de Évora. A investigação conduziu à obtenção de resultados, constituídos de informações reveladoras de uma prática pedagógica de integração e utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Processo Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Habilidades e Competências. ; ABSTRACT
This work sought to investigate the relational theme between the pedagogical practice and the Information and Communication Technologies (ICT) in schools of the 1st basic cycle of Municipality of Évora, as tools to support the teaching-learning process. The developed study took into account the impact and importance of integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching-learning process in society nowadays. The adopted research methodology sought to combine the quantitative and qualitative methods of analysis - Content Analysis, Case Study and Descriptive Statistics - to analyze the data collected from the one set of coordinators, teachers and students of the 1st basic cycle, distributed into three groups of the ºMunicipality of Évora. The investigation led to obtaining results, consisting of information which disclosed a pedagogical practice of integration and use of ICT in the teaching-learning process.
Keywords: Information and Communication Technologies; Education; Teaching-Learning Process; Pedagogical Practice; Skills and Competences |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9086 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|