Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8836
|
Title: | Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem |
Authors: | Sim-Sim, Maria Margarida Marques, Maria do Ceu Frade, Maria Chora, Maria Antónia |
Editors: | Roldán, Emma |
Keywords: | Educação superior tutoria precetoria estudantes de enfermagem |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Sim-Sim, Maria-Margarida; Marques, Maria-do-Ceu; Frade, Maria-dos-Anjos & Chora, Maria-Antónia |
Abstract: | Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora (UÉ) em Portugal. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável. Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes. Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas. Na perspectiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios. Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários/suficientes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8836 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|