Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8717

Title: III Congresso Ibérico da Ciência do Solo. Uso do solo e qualidade ambiental num contexto de mudanças globais. Programa e Livro de Resumos.
Authors: Alexandre, Carlos
Nunes, Jorge
Andrade, José
Keywords: Solo
Issue Date: Jul-2008
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Alexandre, C., Nunes, J. & Andrade, J. (Eds.) 2008. III Congresso Ibérico da Ciência do Solo. Uso do solo e qualidade ambiental num contexto de mudanças globais. Programa e Livro de Resumos. III Congresso Ibérico da Ciência do Solo, 1-4 de Julho de 2008. Universidade de Évora.
Abstract: Apesar do crescimento urbano e do desenvolvimento tecnológico a humanidade continua a depender do recurso solo enquanto suporte dos ecossistemas terrestres e das cadeias de produção de biomassa. A presente globalização de mercados tem induzido profundas transformações nos padrões de uso da terra: abandono de terrenos marginais, grande intensificação produtiva em solos com potencial para competir no mercado global, ocupação crescente do solo com infra-estruturas urbanas, industriais, turísticas e outras. Por outro lado, aumentam os impactes sobre o solo de fenómenos ambientais à escala global como alterações climáticas, desertificação e poluição. Região de acolhimento do III CICS 2008, o Alentejo é um exemplo actual de significativas transformações do uso do solo. A conversão para culturas de regadio ou para espaços de lazer é potenciada pela reserva de água de Alqueva mas é, também, uma resposta a pressões globais com múltiplos impactes locais e regionais. O III CICS 2008 será um fórum de discussão e difusão de conhecimento sobre o recurso solo, incluindo os desafios que se colocam ao seu uso sustentável e ao seu papel na preservação da qualidade do meio ambiente no presente contexto de mudanças globais.
URI: http://www.cics2008.uevora.pt/LivroResumos_2.pdf
http://hdl.handle.net/10174/8717
Type: conferenceObject
Appears in Collections:MED - Organização de Seminários e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
III_CICS_2008_LivroResumos_2.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois