|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8674
|
Title: | O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas |
Authors: | Fialho, Isabel Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília |
Keywords: | Projeto TurmaMais acompanhamento técnico-pedagógico acompanhamento científico impacto. |
Issue Date: | Jul-2013 |
Citation: | Fialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013, 3 e 4 de julho). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas - Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde. |
Abstract: | O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar.
O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8674 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|