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Title: O PROJETO TURMAMAIS, ALGUNS FATORES DE EFICÁCIA E MEDIDAS DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR
Authors: Fialho, Isabel
Salgueiro, Hélio
Cristóvão, Ana Maria
Keywords: monitorização de resultados
Projeto TurmaMais
ciclo de estudos
trabalho colaborativo
Issue Date: Feb-2013
Publisher: Editor Educación Cubana
Citation: Fialho, I.; Salgueiro, H. & Cristóvão, A. M. (2013, 4 a 8 de fevereiro). O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insucesso escolar. In Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores. Habana: Editor Educación Cubana (2012, 3 e 4 de dezembro). Comunicação oral apresentada no Congreso Internacional Pedagogía 2013. Encuentro por la unidad de los educadores, realizado em Cuba, Habana.
Abstract: O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratualizadas com o Ministério da Educação. Neste texto não pretendemos discutir o insucesso e abandono escolares mas antes apresentar uma reflexão sobre medidas organizacionais de combate ao insucesso escolar, promovidas nas escolas com PTM. Tendo por base as diretrizes de política educativa e estudos sobre a eficácia e melhoria das escolas centramos a nossa reflexão no conceito de ciclo de estudos, subjacente nos documentos nacionais de política educativa e em dois fatores de eficácia amplamente reconhecidos como tal na investigação sobre a eficácia das escolas: a monitorização de resultados e o trabalho colaborativo. Começamos por fazer uma breve contextualização da problemática do insucesso escolar e caracterização do Projeto TurmaMais. Prosseguimos com a discussão da avaliação na lógica do ciclo de estudos, tendo por base o suporte legislativo e as práticas organizacionais das escolas, em seguida apresentamos os pressupostos teórico-concetuais, enquadrados no movimento das escolas eficazes, que sustentam o trabalho de acompanhamento das escolas com o PTM, designadamente, o uso da monitorização dos resultados como processo de regulação e a constituição de equipas educativas que desenvolvam o seu trabalho apoiado em práticas colaborativas. Por último apresentamos alguns resultados alcançados pelas escolas com PTM. A concluir tecemos considerações gerais sobre o trabalho de acompanhamento do PTM e os resultados alcançados.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8673
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

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