|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8316
|
Title: | Estudos de Adaptação do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português |
Authors: | Pires, Heldemerina Candeias, Adelinda Diniz, António M. Rebelo, Nicole Varelas, Diana |
Keywords: | Competências emocionais competências sociais inteligência emocional adaptação Bar-on EQ-i |
Issue Date: | Nov-2012 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
Citation: | Pires, H., Candeias, A., Diniz, A., Rebelo, N., & Varelas, D. (2012). Estudos de Adaptação do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP. (ISBN:978-989-8339-14-0). |
Abstract: | As competências sociais e emocionais são indispensáveis ao longo do desenvolvimento.
Tem-se verificado que as crianças com mais competências emocionais têm tendência a
desenvolver relações sociais com mais qualidade, a ser mais aceites pelos seus pares e a encontrarem mais oportunidades para cumprirem os seus objetivos e facilidade de adaptação. Além disso, também têm mais facilidade para estarem incluídos em relações sociais ricas, onde aprendem a adotar e utilizar comportamentos socialmente mais adequados. O estudo exploratório para a aferição do Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) realizou-se recorrendo a uma amostra de 416 alunos de escolas de ensino básico português. O Inventário de Quociente Emocional de Bar-On: Versão para jovens (Bar-On EQ-i: YV) – é um instrumento elaborado para medir a inteligência emocional em indivíduos jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos de idade, baseado no autorrelato, recolhendo a opinião do sujeito a respeito de si próprio na área da inteligência emocional. (Candeias et al., 2008; Bar-On & Parker, 2004). A análise fatorial exploratória comprova a multidimensionalidade do questionário, apontando para cinco dimensões: Adaptabilidade, Intrapessoal, Interpessoal e Gestão do Stress (Candeias et al., 2008). A versão para jovens é um instrumento que poderá ser englobado em processos de avaliação psicológica auxiliando no diagnóstico de dificuldades e potencialidades das crianças em situações
relacionadas com as competências sócio-emocionais. |
URI: | http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_Bar_On_Heldemerina_Pires.pdf http://hdl.handle.net/10174/8316 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|