Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8280

Title: Avaliação do Potencial de Desenvolvimento em meninos e meninas dos 4 aos 6 anos
Authors: Iglésias, Manuela
Candeias, A. A.
Keywords: Teoria das Inteligências Múltiplas
Potencial Cognitivo
Diferenças de Género
Currículo
Competência
Issue Date: 22-Jun-2012
Publisher: Dep. de Pedagogia: Universidade de Évora
Citation: Iglesias, M. & Candeias, A. A. (2012). Avaliação do Potencial de Desenvolvimento em meninos e meninas dos 4 aos 6 anos. Comunicação apresentada nas I Jornadas de Investigação em Educação. Évora: Dep. de Pedagogia: Universidade de Évora
Abstract: Desenvolvemos o presente Estudo Exploratório para analisar a adaptação da avaliação de potencial derivada da Teoria das Inteligência Múltiplas ao contexto da Educação Pré-Escolar, com o objectivo de contribuir para a qualidade da intervenção educativa, articulando conceitos como Inteligência, Competência, Potencial, Currículo, Avaliação Dinâmica. Participam no estudo 42 crianças que frequentam Jardim de Infância e integram dois grupos heterogéneos e as respectivas educadoras. A metodologia é de natureza qualitativa e quantitativa, apoiando-se na aplicação dos seguintes instrumentos: modelo de avaliação de potencial baseado no Spectrum; Inventário de Quociente Emocional, versão para crianças e jovens (Bar-On Emocional Quotient Inventory: Youth Version), adaptado a educadores por Candeias e Monteiro (2010); questionário de Caracterização do ambiente educativo – Sala de Actividades, adaptado por Candeias e Iglésias (2010); Teste de Avaliação de Habilidades Cognitivas de Solução de Problemas Interpessoais (EVHACOSPI). Os resultados obtidos sugerem a importância de uma avaliação do potencial, baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, que utiliza instrumentos adequados a cada um dos domínios do potencial e da competência humana propostos por H. Gardner: Verbal-Linguística, Lógico-Matemática, Musical, Corporal-Cinestésica, Visuo-espacial, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista. Apontam também para o papel que este tipo de avaliação pode desempenhar na intervenção educativa que se objectiva intencional e fundamentada.
URI: http://www.dpe.uevora.pt/evento.php?id=1
http://hdl.handle.net/10174/8280
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo Manuela Iglesias.docx25.44 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois