|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8241
|
Title: | O Programa de Avaliação Externa das Escolas em Portugal à luz de relatórios internacionais |
Authors: | Fialho, Isabel Saragoça, José Correia, Ana Paula Silvestre, M. José Gomes, Sónia |
Keywords: | Avaliação Externa das Escolas Relatórios internacionais |
Issue Date: | Oct-2012 |
Citation: | Fialho, I.; Saragoça, J.; Correia, A. P.; Silvestre, M. J. & Gomes, S. (2012, 27 de outubro). O Programa de
Avaliação Externa das Escolas em Portugal à luz de relatórios internacionais. Comunicação oral como
convidada, no Seminário Avaliação Externa das Escolas: Princípios, processos e efeitos, realizado na
Universidade do Porto. |
Abstract: | Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação
das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem
ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação
Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da
Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resultou de um percurso, com mais de uma
década, em programas e em projetos, nacionais e internacionais. A experiência portuguesa no
que concerne aos processos de avaliação externa é ainda muito curta quando comparada com
a de outros países da Europa. Todavia, o caminho percorrido tem conduzido à alteração de
algumas práticas e evidenciou potencialidades e fragilidades nos processos de avaliação, que
têm vindo a ser divulgadas em diversos estudos, pareceres e relatórios sobre a avaliação
externa das escolas, tanto em Portugal como no restante espaço europeu.
Nesta comunicação, apresentamos os resultados de uma análise desenvolvida no âmbito de
um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) -
Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (PTDC/CPECED/
116674/2010), que teve como objetivos: i) identificar relatórios europeus com
informação sobre o PAEE; ii) estabelecer comparações entre o PAEE e programas de avaliação
externa, aplicados noutros países; e iii) identificar pontos fortes, pontos fracos e
recomendações do/para o PAEE. Foram identificados quatro relatórios, publicados entre 2009
e 2012, que nos conduzem a um questionamento sobre o PAEE, com evidenciação de
potencialidades ao nível da consolidação de boas práticas reconhecidas internacionalmente e
da reformulação e melhoria de alguns aspetos menos bem conseguidos, que devem ser
revistos ou melhorados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8241 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|