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http://hdl.handle.net/10174/8225
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Title: | Políticas educativas no portugal do séc. xxi - um estudo com base na revisão dos normativos em vigor |
Authors: | Barros, Rosa Sebastião, Luís |
Editors: | Patricio, Manuel Ferreira Sebastião, Luís Justo, J. M. M. Bonito, Jorge |
Keywords: | Educação |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural |
Citation: | Barros, R., & Sebastião, L. (2012). Politicas educativas no portugal do séc. xxi - um estudo com base na revisão dos normativos em vigor. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. M. Justo, & J. Bonito (Eds.) Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação. Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. |
Abstract: | O tronco unificador da árvore educativa em Portugal sintetiza-se num conjunto de normativos que regulam o processo de ensino/aprendizagem, do pré-escolar ao ensino universitário, passando pelas diversas vertentes e modalidades que assume a escolaridade portuguesa. O primeiro documento, a partir do qual se postula toda a legislação em vigor é a Constituição Portuguesa de 1976, sendo a Lei n.o 46/86 de 14 de Outubro, a Lei de Bases do Sistema Educativo, o documento base estruturador do sistema educativo português. De 1986 a 2010, têm-se sucedido reformas, alterações curriculares, diferentes perspectivas de se encarar a educação e os seus actores.
Com o presente estudo, que se enquadra no âmbito de uma investigação mais ampla, pretende-se apresentar e debater as principais linhas do pensamento educativo, com base na interpretação dos principais normativos em vigor, procurando responder à questão de qual será o modus operandi mais adequado para dar resposta aos desafios do século XXI, em Portugal. Paradoxalmente, elementos da pedagogia crítica coexistem com elementos de um pensamento neoconservador, no quadro normativo português: ideias como a “igualdade de oportunidades” e “inclusão” surgem ao mesmo tempo em que cada vez mais se incrementam “Quadros de Valor e Excelência”, “Prémios de Mérito” para docentes e discentes, numa procura de excelência mais próxima de uma política neoconservadora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8225 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
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