Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8219

Title: DA RESPONSABILIDADE SOCIAL AO EMPREENDEDORISMO: O CASO DO MUSEO DO MARCENEIRO
Authors: Silva, Maria Luísa
Jorge, Fátima
Moura, Estevão
Keywords: Desenvolvimento Regional
Responsabilidade Social
Empreendedorismo
Issue Date: 9-Oct-2012
Publisher: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL
Abstract: A partir da análise teórica do conceito de empreendedorismo e responsabilidade social (RS), é destacada a relação entre práticas de responsabilidade social que resultem de atitudes empreendedoras e que vão ao encontro da estratégia Alentejo 2015. Pela dinâmica da sua actividade, a empresa estudada - Galerias de Móveis São Francisco, Ld.ë, que integra o Museu do Marceneiro, é criadora de riqueza e emprego. Abordar as suas práticas de RS e empreendedorismo, à luz da estratégia Alentejo 2015, consistiu para nós compreender o seu enquadramento nos eixos estratégicos de intervenção desenhados. Analisámos por isso de que forma é que as práticas de RS e empreendedorismo podem constituir ferramentas de desenvolvimento regional, acreditando ser essencial uma atitude de cooperação interinstitucional entre Estado, empresas e organizações da sociedade civil, para uma efectiva promoção da RS das Empresas e do Empreendedorismo. Procurámos conhecer o tipo de estratégia de RS daquela empresa, utilizando o modelo conceptual desenhado pelos autores do estudo RS nas PME - Casos em Portugal (Santos et al., 2006). Concluímos que, alinhada com a estratégia, a RS e o Empreendedorismo podem constituir um forte motor de desenvolvimento regional.
URI: http://www.apdr.pt/publicacoes/ATAS_14_workshop_APDR_SETUBAL.pdf
http://hdl.handle.net/10174/8219
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
NICPRI.UE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DA RESPONSABILIDADE SOCIAL AO EMPREENDEDORISMO_ O CASO DO MUSEU DO MARCENEIRO.pdf12.79 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois