|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8111
|
Title: | A TurmaMais como instrumento de promoção do sucesso escolar |
Authors: | Fialho, Isabel |
Keywords: | TurmaMais Sucesso escolar |
Issue Date: | May-2012 |
Citation: | Fialho, I. (2012, 30 de Maio). A TurmaMais como instrumento de promoção do sucesso escolar.
Comunicação oral como convidada, no 2.º Encontro Regional de Educação – Algarve e Alentejo,
realizado na Direção Regional de Educação do Alentejo, Évora. |
Abstract: | No âmbito das medidas de política educativa de combate ao insucesso, o Ministério da
Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC),
lançou em 2009, o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). Este Programa, criado pelo
Despacho n.º 100/2010, de 5 de Janeiro, visa apoiar o “desenvolvimento de projetos de escola
para a melhoria dos resultados escolares no ensino básico, com o objetivo de reduzir as taxas
de retenção e de elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos”.
O projeto TurmaMais (PTM), uma das tipologias do PMSE, tem subjacente uma nova lógica de
pensar a organização escolar. Parte da convicção de que é possível melhorar os resultados
escolares dos alunos através da manipulação das variáveis número de alunos por turma e
heterogeneidade da turma, criando condições para práticas pedagógicas centradas nos alunos,
nas suas necessidades e ritmos de aprendizagem. Trata-se de um projeto aberto e flexível que
permite às escolas, no uso da sua autonomia, desenhar soluções e estratégias organizacionais
e pedagógicas contextualizadas de combate ao insucesso e abandono escolares.
As escolas do PMSE trabalham para metas de sucesso contratualizadas com a tutela, sabem
para onde têm de caminhar e como afirma Santos Guerra (2003) “é mais importante saber
onde se quer ir que pôr-se a caminhar sem rumo. É mais importante saber para onde se
caminha que acelerar o passo em direção a nenhures”. Contudo, não existe apenas um
caminho, são vários os caminhos que se entrecruzam nesta nova lógica organizacional (o
reforço da avaliação formativa, a diferenciação pedagógica, a monitorização de resultados, o
envolvimento dos alunos e das famílias na vida escolar dos seus educandos,…). Nas escolas
com PTM temos assistido a mudanças significativas nas práticas organizacionais e pedagógicas,
que têm de ser consolidadas para garantir a sustentabilidade e a melhoria contínua dos
resultados alcançados.
Nesta comunicação daremos conta do papel do CIEP, enquanto entidade responsável pelo
apoio científico do PTM, faremos referência a algumas das recomendações do último relatório
da OCDE sobre a avaliação do sistema educativo em Portugal e por fim apresentamos alguns
dados sobre as 59 escolas/agrupamentos e indicadores que permitem avaliar o impacto do
projeto nestas escolas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8111 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|