Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8081

Title: RELATÓRIO DA DISCIPLINA: PRÁTICA DE DIRECҪÃO DE ACTORES
Authors: Alves Pereira, Paulo
Advisors: Alves Pereira, Paulo
Keywords: Direcção de Actores
Encenação
improvisação moldável
Vorgang
estratégia “passo-a-passo”
Fábula
objectivos
super-objectivos
Efeito de Estranhamento
Subtexto
apropriação dos traços fundamentais do papel
Fisicalidade
Gestualidade
Porte da Personagem
Issue Date: 29-Nov-2012
Publisher: Departamento de Artes Cénicas, Escola de Artes, UE
Citation: Alves Pereira, Paulo, (2012): PRÁTICA DE DIRECҪÃO DE ACTORES. Provas de Agregação, Relatório da Disciplina. Évora: Universidade de Évora, Escola de Artes.
Abstract: É uma disciplina pensada para alunos de licenciatura em Teatro como introdução ao exercício de uma componente fundamental de um possível ramo da sua futura actividade profissional – a Direcção de Actores, parte indissociável da Encenação. Pretendeu-se pôr à disposição destes formandos uma visão actualizada e abrangente dos problemas e desafios que se colocam, hoje em dia, ao profissional em Teatro e à necessidade que este muitas vezes tem, para fazer face às exigências que se lhe põem, quer dentro do ponto de vista técnico, quer dentro de novos parâmetros concepcionais; esta visão seria, assim, contextualizada numa perspectiva europeia, embora naturalmente preocupada com os contornos que apresenta em Portugal. Pareceu-nos, ainda, adequado e pertinente restringir os conteúdos da disciplina à problemática da iniciação na prática da direcção de actores, uma vez que é nesta cadeira que os alunos irão ter o seu primeiro contacto com este tipo de actividade e, depois, porque o tempo dedicado à cadeira não permitiria ir mais além. No entanto, os fundamentos e princípios que regem esta prática são aqui lançados e não será difícil transpor os conhecimentos aqui obtidos para futuros contextos com os quais os formandos se irão deparar e que desde já levantamos as grandes questões de base, para as quais enunciamos algumas soluções. A opção pela designação “Prática” de Direcção de Actores para o título da disciplina, radica na pretensão de abordar as questões tratadas na cadeira mais numa vertente prática e sistémica. De facto, aceitamos aqui por “prática” - partindo do pressuposto de que não existe teoria sem prática, nem prática sem teoria que a fundamente - uma aplicação de conceitos em situações problemáticas, de forma estruturada, baseada nas várias correntes teóricas, ou escolas, quer em evidências quer em analogias, fornecendo explicações plausíveis sobre determinadas técnicas ligadas, ou relacionadas com a direcção de actores. Esta “prática” sistematizada propõe-se a levar os formandos a saberem utilizar todo um conjunto de estratégias, bem como conceitos estruturantes, referentes à arte e à capacidade de dirigir actores.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8081
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:CHAIA - Formação Avançada - Outra
CIEP - Formação Avançada - Outra
ARC - Formação Avançada - Outra

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