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http://hdl.handle.net/10174/8044
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Title: | O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos |
Authors: | Canavarro, Ana Paula Pinto, Maria Elisa |
Keywords: | raciocínio matemático representações matemáticas diagramas |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | APM |
Citation: | Canavarro, A. P., & Pinto, M. E. (2012). O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos. Quadrante, 21(2), 51-79. |
Abstract: | Este artigo foca-se no uso de representações matemáticas por parte de alunos do 1.º ano
do 1.º ciclo e analisa o seu contributo para o raciocínio matemático desses alunos. O propósito
principal do artigo é caracterizar as representações, em especial os diagramas, que os alunos criam
para resolver problemas que lhes são propostos, bem como analisar as funções com que as usam.
Apresentamos os casos de três alunos, analisando as resoluções que produziram relativamente a
dois problemas. Os alunos recorreram tanto a representações icónicas idiossincráticas como a representações
simbólicas convencionais, mas com funções muito distintas. Entre as representações
icónicas criadas pelos alunos destaca-se o diagrama, que serviu de ferramenta fundamental ao raciocínio
e comunicação matemática. Mais concretamente, o diagrama foi usado pelos alunos para
interpretar a situação problemática, relacionar os seus elementos, desocultar a estrutura matemática
presente, obter a solução, rever o processo de resolução adotado e apoiar a explicação e/ou
justificação do respetivo raciocínio para resolver os problemas. As representações simbólicas convencionais
decorreram das icónicas e serviram essencialmente para apresentar as soluções dos problemas
ou as expressões aritméticas relativas à sua determinação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8044 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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