|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7989
|
Title: | Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das perceções de professores de uma escola básica do distrito de Évora |
Authors: | Guerreiro, Maria Celeste Neto, António J. |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Cultura avaliativa Desempenho docente Supervisão Feedback Desenvolvimento profissional |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Departamento de Pedagogia e Educação |
Citation: | Guerreiro, Maria Celeste & Neto, António J. (2012). Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das perceções de professores de uma escola básica do distrito de Évora. In O. Magalhães, & A. Folque (Orgs.), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 [cd-ROM] |
Abstract: | O propósito desta investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola, considerando o desempenho docente. Conceptualmente, foram aprofundados os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto atual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projeto, inserida numa cultura singular.
Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às perceções dos professores efetivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo ques-tionário, enquanto instrumentos de recolha de dados.
Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão favorável aos assuntos abordados. A avaliação do desempenho docente, encarada numa perspetiva formativa, pareceu surgir, naquela escola, como uma oportunidade de aprendizagem que enforma toda a complexidade do ato de ensinar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/7989 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CEHFC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|