Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/7970
|
Title: | A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
Authors: | Borralho, António Barbosa, Elsa |
Keywords: | Leitura matemática Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 9-Jul-2012 |
Abstract: | Esta comunicação pretende abordar para a leitura como ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dando importância à reflexão sobre a formação de leitores, mormente entre as crianças e jovens; e de igual forma falar de sensibilização para a leitura e incentivo dos docentes pelo prazer de ler, na sua vida profissional e pessoal.
Assim, a comunicação assentou na metodologia do ensino da matemática tendo em conta 4 dimensões (relacionadas com a leitra) que enquadraram vários conteúdos do ensino e aprendizagem desta disciplina.
Dimensões de análise a explorar:
1.Conhecer, compreender e utilizar a linguagem e o vocabulário próprios da Álgebra.
2.Usar e valorizar o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
3.Tipologias de texto específicas da Matemática: caraterísticas e ferramentas que possam facilitar a leitura e compreensão dos conteúdos.
4.Comunicar o conteúdo aprendido: estratégias de ensino e avaliação da Matemática; a expressão oral e escrita no processo de aprendizagem da disciplina.
Conteúdos a abordar:
1.Álgebra
•Apresentação de possíveis abordagens à temática da Álgebra
•Apresentação e discussão de algumas tarefas realizadas por alunos.
1.1.Pensamento algébrico
1.2.Abordagens
2.TIC na Educação Matemática
•Apresentação e discussão sobre os desafios que a utilização das TIC trazem aos professores e aos alunos.
•Discussão de possíveis estratégias a implementar para que o professor se sinta confortável com a integração das TIC na sua prática letiva.
2.1.A tecnologia na sala de aula: desafios
2.2.Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD)
2.2.1.O GeoGebra: abordagem comparativa com outros software)
2.3.Applets: potencialidades
2.4.Calculadoras: do histórico às perspetivas
3. Linguagem matemática
•Apresentação e discussão de diferentes tipos de tarefas
3.1.Tarefas no ensino-aprendizagem da Matemática
3.1.1.Os exercícios
3.1.2.Os problemas
3.1.3.As explorações
3.1.4.As investigações
3.2.Relação com capacidades/temas transversais
4.Comunicação matemática
•Apresentação e discussão de tarefas potenciadoras de ensino-avaliação-aprendizagem
4.1As tarefas no centro do processo de ensino-aprendizagem-avaliação
4.1.1Nível cognitivo de uma tarefa
4.1.2O apel de feedback
4.1.3 A verdadeira avaliação formativa e a comunicação |
URI: | http://formacao.santillana.pt/?q=N/-/167 http://hdl.handle.net/10174/7970 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|